Lu Tudo Sobre Tudo: Mitos e verdades sobre a vitamina D




Mitos e verdades sobre a vitamina D



Olá pessoal, tudo bem?

Vocês com certeza já devem ter ouvido falar da vitamina D que é muito importante para o nosso organismo e que a conseguimos através do banho de sol.
Só que hoje vou reproduzir aqui uma matéria que li no  Pés pro Alto que achei de muita importância intitulado como 6 mitos e verdades sobre a vitamina D .
Depois que li essa matéria, passei a conhecer mais informações sobre ela que nem imagina!!!
Vamos ao texto:


"De uns tempos para cá, os médicos começaram a pedir mais exames e a indicar a reposição de vitamina D para mais pacientes. Esta substância, essencial para o bom funcionamento do corpo, anda em baixa no organismo da maioria das pessoas, e um dos culpados pode ser o protetor solar, que impede a absorção dos raios solares.  
A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel que atua na manutenção do tecido ósseo. Por isso pode prevenir a osteoporose. Ele também ajuda a evitar a obesidade e a depressão, controla o sistema imunológico, impedindo o aparecimento de doenças autoimunes como a esclerose múltipla, e protege o coração, pois participa do controle das contrações do músculo cardíaco. Com tantas funções e benefícios, muito se tem falado sobre essa vitamina, mas algumas informações parecem confusas e podem gerar dúvidas. Por isso, fomos atrás de especialistas para saber o que é verdade e o que é mito sobre a vitamina D. Confira: 
O sol é a única fonte de absorção de vitamina D?
Mito. Existem duas formas de se obter vitamina D: através de alimentos ou pela exposição solar. Os alimentos que naturalmente possuem essa vitamina são os peixes oleosos, como o salmão, os cogumelos, as frutas e os vegetais. Entretanto, o dermatologista Gabriel Aribi explica que a obtenção desta substância pela exposição solar é mais eficiente que pela alimentação. “Quinze minutos de exposição solar por dia, entre 9h e 15h, já são suficientes para a produção de vitamina D necessária ao organismo”, diz o médico.
O filtro solar prejudica a absorção da vitamina D?
Verdade. Segundo Aribi, a ação do filtro solar diminui a área exposta ao sol, diminuindo, assim, a absorção da vitamina. “Mas todos os pacientes sempre deixam alguma área do corpo exposta”, completa o dermatologista. É importante entender que o filtro solar não é o vilão, sendo necessário para proteger a pele dos efeitos malignos dos raios solares UVA e UVB. “Se a pessoa aplicasse o filtro solar completamente, sem deixar de fora nenhuma parte do corpo, aí sim, o filtro prejudicaria a absorção da vitamina D”, afirma o médico.
Um dos sintomas da falta de vitamina D é o cansaço?
Verdade. A endocrinologista Maria Fernanda Barca explica que cansaço, dores musculares, indisposição, dores nos ossos e baixa imunidade podem ser sintomas de uma possível deficiência de vitamina D. 
Um pessoa precisa de 20 mil unidades de vitamina D por dia?
Mito. Maria Fernanda diz que a quantidade diária pode variar de acordo com as necessidades de cada um. “Ela pode ser de mil unidades internacionais por dia (uma unidade internacional corresponde a 0,025 microgramas de vitamina D), mas pode chegar a 2 mil, 5 mil e até 10 mil unidades por dia”, conta a endocrinologista. Os bebês necessitam de 600 unidades, já as crianças, de 800 unidades ao dia. A especialista também explica que, apesar destes valores unitários serem variáveis, o nível de vitamina D no sangue tem de chegar a 40 ng/ml. 
A falta de vitamina D na gravidez é prejudicial ao bebê, podendo até levar ao aborto?
Verdade. O ginecologista Franco Chazan afirma que a falta de vitamina D nas primeiras 26 semanas de gestação pode provocar pré-eclâmpsia e, se a deficiência continuar, pode provocar o aborto. “Para o bebê, a carência dessa substância também pode aumentar o risco do nascimento prematuro e afetar diretamente a formação óssea e muscular”, conta o médico.  Para controlar a carência dessa e de outras vitaminas, ele aconselha a realização regular de exames durante a gestação. 
A vitamina interfere na fertilidade dos homens?
Verdade. Segundo Maria Fernanda Barca, um estudo recente do médico Martin Jensen Blomber, da Dinamarca, comprovou que essa vitamina regula o modo como o corpo absorve o cálcio dos alimentos. “Com uma maior quantidade de cálcio, há uma melhor movimentação do esperma, o que facilita a fertilização do óvulo”, diz a endocrinologista. Ela conta que o mesmo estudo mostrou que as células de homens férteis e inférteis apresentam diferenças importantes no que diz respeito a uma das proteínas responsáveis pela absorção da vitamina D: “os que têm limitações reprodutivas motivadas pela baixa qualidade do sêmen não têm estas proteínas no esperma”, explica.

Agora me diz, você já conhecia algumas dessas informações que estão escritas aqui? Eu fiquei impressionada principalmente sobre a questão do filtro solar.
Esse blog o  Pés pro Alto é escrito por uma equipe de jornalistas especializados em lifestyle com consultoria de especialistas conceituados.
Falam de muitos assuntos, entre eles, moda, saúde, etc...
Super bjs,
Luh


Comentários do facebook
17 Comentários do Blogger

17 comentários:

  1. Preciso de vitamina D.
    Ando num cansaço só... não sabia que o filtro solar atrapalhava na síntese da vitamina D.
    Gostei muito do post.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o seu post com esses mitos e verdade da vitamina D.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Super sou a favor de expor os mitos e verdades, as meninas precisam ficar informadas.

    ResponderExcluir
  4. Já faz um tempo que tenho ouvido alertas sobre a vitamina D... Inclusive esse lance do protetor solar!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo post. Gostei muito de todas as informações. Sempre que tenho oportunidade principalmente nos finais de.semana coloco mais filhos pra.tomar.um.solzinho da manhã.

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor o post, arrasou!
    Não ficaram dúvidas nenhuma sobre essa vitamina tão importante aos organismo.
    Bjs
    www.jackiesworld.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Quantas informações hein A única que sabia é com relação ao cansaço. Realmente falta de vitamina nos faz ficar cansados e sem vontade de fazer as coisas. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  8. Nossa, esclarecedor.
    Não sabia que prejudicava a gestação e também sobre o uso do protetor.
    Mas quem pode hoje deixar de usa-lo não é mesmo?!
    Bjão Lu

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post Lú, adorei o post super esclarecedor fiquei passada com isso do protetor solar de não deixar o corpo fazer a síntese da vitamina D...preciso passar umas horinhas no sol aqui nesse inverno!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  10. Eu suplemento com vitamina D e outras tbm, tudo com acompanhamento de nutricionista. Não adianta se entupir de diversas vitaminas, sendo que algumas eliminam outras, ou há disputa, como o cálcio e ferro. Adorei as informações, demais!!! :D
    Beijinho www.walmontani.com

    ResponderExcluir
  11. Já conhecia as informações qdo fui ao médico uns 8 anos atrás e ela me disse que faltava vit D no meu organismo. Porém aqui quase não tomamos banho de sol. Principalmente no inverno rigoroso.
    Entoa o uso de alimentos com vit D ou a própria vit D.
    Super post.
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Uau!! Sabia que vitamina D era essencial, mas não imaginava ser tanto...
    O post ficou super completo! Amei
    Beijos
    Carolina Leal
    lealcarolina.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, pelo visto estou precisando de vitamina D. beijos!

    Renata Arruda
    http://feminilidades.com.br

    ResponderExcluir
  14. Super interessante essas questões. Obrigado por esclarecer algumas dúvidas com esse post. Pelo que foi dito eu já recebo a quantidade necessária de vitamina D.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante e muito importante saber de tudo isso
    aprendi muitas coisas
    post perfeito
    parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Lin, já sabia de algumas coisas, inclusive eu conheço algumas pessoas que ficou com deficiência de vitamina d por sempre estar com protetor solar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nossa quanta informação, eu com certeza estou precisando de vitamina D!

    ResponderExcluir